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O que fazemos:

A SCS desenvolveu e aperfeiçoou durante anos uma solução própria para combate a perdas comerciais de água, utilizando tecnologia e processo estatístico avançado, fazendo diagnóstico e monitoramento dos principais fatores envolvidos.

Com a experiência adquirida e a elevada capacitação de seu corpo técnico, a SCS está preparada para executar serviços para o saneamento básico, em todas as áreas, destacando-se:

  • A. Gestão comercial do sistema de água e esgoto
  •    •   Implantação de sistema informatizado de gestão, que utiliza software específico, criteriosamente elaborado em módulos para controle setorizado das áreas envolvidas na gestão comercial.
  •     •   Leitura sistematizada com emissão simultânea de conta, dispondo de equipamentos – hardware – com tecnologia de destaque, dotados de software próprio direcionado à leitura, cálculo e impressão da conta em um só evento.
  •     •   Atendimento a público de forma presencial, por call center, por multimeios e através do novo conceito de atendimento móvel que vai ao cliente com a solução necessária.
  •     •   Gestão da hidrometria, implantando melhorias na eficiência operacional da micromedição, voltadas ao controle de desperdícios e à redução da submedição, buscando exatidão e justiça na medição de água.
  •     •   Levantamento de perfil de consumo, com a instalação de equipamentos capacitados para registrar eventos ao longo dos dias, permitindo análise posterior para um correto redimensionamento de hidrômetros.
  •     •   Telemetria – O gerenciamento da macro e da micromedição de grandes consumidores são feitos à distância, com a instalação de equipamentos dotados de sensores que coletam dados nos pontos estratégicos e os transmitem, via GPRS ou chip, a uma central de acompanhamento e monitoramento remoto.

  • B. Programa de combate a perdas de água
  •     •   Pesquisa de vazamentos não visíveis em tubulações enterradas para atuação direta na perda física de água, utilizando equipamentos de tecnologia sofisticada, como o correlacionador de ruídos, geofone eletrônico, sensores de ruídos, hastes de escuta etc.
  •     •   Programa caça-fraude que busca identificar e eliminar o furto de água, uma fonte de evasão considerável de receita.
  •     •   Setorização e implantação de distritos pitométricos, possibilitando o controle remoto da distribuição de água, por meio de VRPs (válvula redutora de pressão), concentradores de dados e outros equipamentos de elevada tecnologia, reduzindo as perdas e o custo operacional de forma significativa.

  • C. Manutenção do sistema de água e esgoto
  •     •   Manutenção de redes e ramais com o emprego de método convencional de correção de vazamentos, e assentamento ou substituição de redes de água e de esgoto com abertura e fechamento de valas.
  •     •   Substituição e assentamento de redes com método não destrutivo que permite a execução dos serviços com o emprego da escavação subterrânea, eliminando transtornos na superfície como o bloqueio de ruas e o congestionamento do trânsito.

  • D. Operação do sistema de água e esgoto
  •     •   Construção e operação de ETAs (Estações de tratamento de água) – Realização de levantamento das necessidades e determinação da demanda futura, elaboração de projetos, construção e operação do sistema, assegurando o abastecimento populacional de acordo com as diretrizes normativas e legislação vigente.
  •     •   Construção e operação de ETEs (Estações de tratamento de esgotos) – Elaboração de estudos preliminares com execução de relatórios de impacto ambiental, elaboração de projetos, construção e operação da estação de tratamento, garantindo a despoluição ambiental e a limpidez dos recursos hídricos.

  • E. Gestão plena de serviços de água e esgoto mediante concessão
  •     •   Implantação e operação plena de serviços de tratamento, adução e distribuição de água, e coleta, interceptação, tratamento e disposição final de esgotos sanitários. A gestão plena envolve todas as etapas dos serviços de água e esgotos, inclusive as atividades de gestão comercial e financeira do sistema, buscando a melhor e mais eficiente forma de prestar serviços com qualidade à população.